Ideais quanto a um novo horizonte (e o tempo).

A imagem é do incrível australiano Shaun Tan.
"Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos."
  - Fernando Pessoa

 Eu tenho e sempre tive uma certa despreocupação com o tempo. Não algo assim tão consciente e não exatamente o dos  relógios, mas vivo naquela impressão de que irá sempre dar tempo: procrastino e às vezes invento mil desculpas para não fazer agora, e além de me tornar uma pessoa não muito pontual, isso acontece até mesmo com as minhas mais profundas ambições. É praticamente uma tatuagem ruim em mim. Frustrante.

  Eu gostaria de ser como certos jovens, corajosos o suficiente para despedirem-se de seus mundos e darem a cara à tapa em um novo horizonte. Pessoas capazes de irem atrás dos seus sonhos e ideais, por mais utópicos que sejam, por mais riscos que corram. Ir mesmo que com medo das incertezas do amanhã.

Eu já desperdicei mais oportunidades do que deveria e acho que cheguei nesse momento crucial da vida, de fazer a travessia.

 Tudo bem, a mudança não precisa ser radical, afinal, tudo o que mais precisamos pode ter estado embaixo dos nossos narizes o tempo todo, ou ao lado, ou em algum lugar próximo, de modo que nem precisemos mudar de horizonte.

 Mas eu sinto, e dessa vez muito conscientemente, que eu não conseguiria assim, não aqui. Sinto que a minha mudança precisa ser mais drástica, que preciso me afastar das pessoas que não me deixam cair e que tomam responsabilidades que deveriam ser minhas. E não me entenda mal, sou muito grato a cada uma delas... Família, amigos especiais, essas pessoas lindas que amo e me apoiaram em cada fase da minha vida, que me aceitam e gostam de mim por mais excêntrico e estranho que eu seja. Na verdade, o ponto mais difícil da minha travessia será deixar eles e deixar esse meu eu dependente deles; porém, é o que precisa ser feito. 

 Sei que só serei capaz de evoluir como ser humano a partir do momento que me forçar a depender mais de mim mesmo, já tenho mais de vinte anos e me conheço bem o suficiente para saber que consigo me moldar bem sob pressão.

 O modo como farei isso? Vou-me embora para a cidade de São Paulo, morar e trabalhar lá, e por lá, correr atrás dos meus ideais. Ser o jovem corajoso que eu gostaria de ser. Corajoso o suficiente pra acreditar em mim, levantar a bandeira do "eu posso, eu consigo!" e ir.

som que muito tem a ver com o texto:
Fixed at Zero / VersaEmerge


PAPO-SOLTO:



Comentários

  1. Meu amigo, você tem o meu apoio.
    Eu o compreendi e torço para que você consiga o que busca.
    Lembre-se que o caminho pode ser duro e cheio de obstáculos e que você ainda tem a todos nós que se importam com você, mesmo que seu momento seja "você consigo mesmo".
    Não se preocupe que deixaremos você caminhar sozinho, mas se houver algum momento difícil pode saber que estaremos lá pra te dar um abraço e dizer "você consegue João!".
    Até parece que posso me classificar como alguém tão próxima, porém saiba que eu quero tanto bem a você quanto essas pessoas.

    Boa sorte!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

5MV's: grupos mistos do K-pop.

"Não há preço que pague...

Dois raios.